quinta-feira, 23 de abril de 2009

Carta Aberta ao Presidente Fernando Lugo

Carta Aberta ao Presidente Fernando Lugo

Dom Tomás Balduíno *

Caro Amigo Presidente Fernando Lugo,

Acompanhei as notícias que levaram ao conhecimento público o seu relacionamento com uma mulher e o nascimento de um filho. A mídia brasileira repercutiu seguidamente o fato, fazendo coro, de bom grado, com os membros paraguaios do Partido Colorado, destacando-se o congressista Víctor Bogado, que se arvorou em seu juiz e o apedrejou. Chegou até mim também uma parte da comunicação da Conferência Episcopal do Paraguai pedindo "perdão pelos pecados da Igreja" católica, numa implícita referência a você.

Não posso deixar de me manifestar neste seu caso. Sou impelido a isso pela nossa velha amizade, desde os bons tempos de sua participação nos encontros em São Paulo, no grupo ecumênico e latino americano de bispos. Sou impelido sobretudo pelo que eu conheço da sua trajetória, pelo que eu venho acompanhando e refletindo sobre o grande significado de sua providencial subida à Presidência da República do Paraguai, carregado pelo povo pobre do seu País, tornando esta Nação uma das auspiciosas referências do processo de libertação do nosso Continente.

E minha manifestação, depois ter ponderado com alguns irmãos e irmãs, é em primeiro lugar para dar-lhe os parabéns, fazendo eco à declaração do meu amigo e bispo Mons. Mário Melano Medina, seu compatriota, pelo seu ato de "valentia e sinceridade" ao reconhecer a criança. Uno-me também ao bispo metodista emérito Federico Pagura ao expressar-lhe, também em carta aberta, sua solidariedade: "ante tu decisión de hacer públicas tus relaciones com tu compañera, y tu compromisso de assumir plenamente tu responsabilidad de padre". Continue assim, caro Irmão, coerente com a inspiração evangélica, ao testemunhar, com clarividência e humanidade, o inestimável valor do relacionamento entre o homem e a mulher.

Os bispos paraguaios fizeram um ato público de pedido de perdão. É salutar que a Igreja o faça sempre. É, aliás, o que a liturgia nos propõe todas as vezes que celebramos a Eucaristia. É verdade que não vi o texto completo desta declaração dos bispos, mas pelo discurso que ouvi do Sr. Arcebispo de Assunção no Te Deum" de sua posse como Presidente do Paraguai, receio que este pedido de perdão não se refira às omissões da Igreja com relação aos poderosos da política e ao sofrimento do povo durante os anos de tirania do governo paraguaio.

O risco de uma declaração apressada e ingênua da Igreja é desta declaração se somar com a onda da mídia e com o bloco de forças da elite de oposição que, ficam sempre à espreita de qualquer chance de desestabilização do seu governo, mesmo sob a capa do moralismo mais hipócrita.

Dou-lhe também os parabéns sobretudo porque o vejo disposto a continuar sua caminhada de luta com seu povo e a enfrentar as dificuldades atuais do seu governo, inclusive esta última. Por tudo isso, caro Amigo, receba a minha plena solidariedade

O Senhor Jesus, que apareceu aos discípulos ressuscitado e chagado, esteja ao seu lado, o acompanhe, o ilumine, o faça sempre forte e corajoso diante destas e de outras dificuldades que certamente advirão na sua caminhada a serviço do seu admirável Povo.

Abraço-o com fraterna amizade.

Goiânia, 18 de abril de 2009

Dom Tomás Balduino - Bispo emérito de Goiás

* Bispo Emérito de Goiás - GO. Presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Fonte:
ADITAL

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O Anel de Tucum



Muitas pessoas perguntam qual é o significado deste anel preto, utilizados pelos adeptos da Teologia da Libertação, e por integrantes das PJ.

Algumas pessoas, o utilizam apenas pelo visual, sem conhecer ou se importar com o seu real significado.

Para nós, adeptos dos movimentos eclesiais de base, admiradores dos ideais da Teologia da Libertação, engajados em movimentos sociais e integrantes das Pastorais da Juventude, este anel significa o compromisso com as causas descritas no trecho abaixo por Dom Pedro Casaldáliga.

"(...) Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas e as suas conseqwências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte (...)".

Para quem quiser, ouvir o próprio Pedro Casaldáliga falandosobre o anel, pode conferir no video abaixo, retirado do filme chamado "O Anel de Tucum".



segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que vens fazer no Brasil Jesus?

Artigo retirado do site ADITAL.

Leiam com atenção e reflitam...

Comentem, critiquem, concordem e discordem a vontade... este é um artigo para gerar os mais diversos tipo de reação!

"No início do cristianismo, o Imperador Nero perseguia os cristãos com ódio terrível. Para ilustrar esta perseguição, conta uma lenda que o Apóstolo Pedro, grande propagador do Evangelho, foi aconselhado a deixar a cidade de Roma e salvar a sua vida. Já fora dos muros, ele encontra-se com Jesus que ia em direção à cidade Pedro, assustado pergunta: "Para onde vais, Senhor?"

Jesus responde: "Vou morrer novamente em Roma". Após este encontro com o seu Mestre, Pedro compreendeu a mensagem e volta para a cidade, onde mais tarde foi crucificado de cabeça para baixo.

Meus caros leitores. Depois de dois mil anos, Jesus volta até nós, entra em nossas cidades para morrer com cada ser humano abandonado, desprezado e marginalizado em sua dignidade de filhos e filhas de Deus.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com os agricultores vítimas de uma política que não os incluem em programas governamentais, e assim sofrem com a seca, com a ausência de médicos e escolas para os seus filhos estudarem.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer nas cidades vitimadas pela dengue e pela meningite, cidades estas das promessas de políticos inescrupulosos que só procuram os pobres em campanhas eleitorais fomentando intrigas e ódio, políticos estes que não se preocupam com o saneamento básico ou com a preservação da natureza.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer na vida dos presidiários que vivem crucificados em verdadeiros depósitos humanos clamando por justiça e piedade.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com a juventude vítimas de traficantes nas portas das escolas, nas favelas e nas festas de uma sociedade farisaica que não sabe dialogar com os seus filhos entregues as drogas, à prostituição e ao roubo.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com os garimpeiros no trabalho árduo para ter o pão na mesa, na luta dos menores através dos trabalhos forçados em busca de sobrevivência e no rosto triste dos mendigos que dormem em nossas rodoviárias, nas nossas praças e viadutos passando fome e frio.

Mas o que vens fazer em nossas cidades Jesus? Ele responde: Venho morrer na luta de nossos índios e negros pelas suas terras e quilombos na eterna busca de sua identidade e sobrevivência.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com as pobres vítimas de uma política que hipnotiza, manipula e compra votos em nome da manutenção do poder e de uma hegemonia econômica, social e política.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer na vida triste, sofrida e crucificada dos doentes enfrentando filas na eterna peregrinação nas portas dos hospitais, clínicas e postos de saúde clamando por saúde e dignidade.

Mas o que vens fazer em nossas cidades Jesus? Ele responde: Venho morrer na vida dos menores abusados sexualmente por pais, empresários e políticos que usam e abusam do seu poder econômico e político.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com aqueles e aqueles que são vitimas da fofoca de desocupados que ficam de plantão nas ruas e praças para caluniar e crucificar todos e todas que fazem uma opção ética e democrática na luta por uma nova sociedade baseada nos valores cristãos.

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com os que morrem vitimas da manipulação dos Meios de Comunicação Social em nome do poder econômico, de Multinacionais e grupos políticos conservadores que oprimem e manipulam o povo em nome do "Status Quo".

Mas o que vens fazer no Brasil, Jesus? Ele responde: Venho morrer com os sem terra e sem teto assassinados em nome da manutenção da ordem e do sistema fundiário e habitacional que exclui, mata e marginaliza.

Meu caro leitor. Com Jesus, também vamos ser condenados, sentiremos os espinhos da sua coroa nos ferindo, com Ele nós vamos carregar a cruz, com Jesus subiremos ao Calvário, seremos colocados na cruz, pregos serão postos em nossas mãos e pés. Com Jesus sentiremos a dor da lança transpassando o nosso peito e gritaremos: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste"? (Mc 15: 34). Com Ele, desceremos da cruz e seremos postos no túmulo. Mas também com Jesus não temos nenhuma dúvida: IREMOS RESSUSCITAR!"

sábado, 11 de abril de 2009

Páscoa

Páscoa, significa passagem.

Antigamente, era a festa que comemorava a entrada da primavera.E a primavera nos lembra vida, pois é a estação do ano onde as flores desabrocham.Por isso também o coelho e o ovo, são simbolos da páscoa, por simbolizarem a vida.

A Páscoa, hoje festa cristã, celebra a passagem da morte para a vida, marcada pela ressurreição de Cristo.

Infelizmente, se tornou também uma data extremamente comercial, onde o mais importante é a troca de ovos de chocolates entre as pessoas ao invez do verdadeiro sentido dessa data.

Devemos também nós ressuscitarmos nessa data, ressuscitarmos o homem, ou a mulher cheios de virtudes que às vezes deixamos morrer por causa de nosso vícios.

Devemos ressuscitar a nossa consciência de conservação da natureza.

Devemos ressuscitar o nosso respeito ao próximo, e a nossa boa vontade em ajudar os que estendem a mão pedindo a nossa compaixão.

Devemos ressuscitar o nosso compromisso com a verdade, que às vezes está quase morto por causa de nossas hipocrisia e falsidade.

Devemos ressuscitar a boa convivência entre amigos, parentes e vizinhos.

Devemos ressuscitar, o nosso compromisso com a paz e com a justiça.

Devemos enfim, superar todas as situações de morte em nossas vidas.Situações essas que não nos deixam viver como realmente deveriamos viver.

Portanto, nesse contexto real de Páscoa, desejo a todos uma Feliz Páscoa.

Seções do menu horizontal atualizadas: Diversos e Frei Betto

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta Feira Santa

Hoje, Sexta-Feira Santa, celebra-se em todas as igrejas cristãs do mundo a paixão de Jesus Cristo.Sua prisão, flajelo, crucifixão e morte.

É um dia de silêncio, de profunda vigília e reflexão.

O povo Judeu, esperava o Messias, que viesse para libertar o povo de Israel.Esperavam porém, um messias, que viesse com a espada e o escudo na mão, mas não era essa a proposta libertadora de Jesus.

Jesus, tinha como proposta de libertação do povo, a igualdade, a fraternidade, o amor, a justiça e a paz.A construção de uma sociedade justa, sem preconceitos e discriminações é que libertaria o povo de Israel.

Jesus falou contra a opressão, contra as leis que escravisavam o ser humano e atentavam contra a sua vida e dignidade.

Jesus, disse que aquele que quisesse ser o maior, deveria ser o menor de todos.Aquele que quisesse ser o primeiro deveria ser o último de todos, e aquele que quisesse ser o mais importante, deveria ser aquele que estivesse a serviço de todos.

Realmente, Jesus, tinha uma proposta libertadora.Uma liberdade alcançada através da fraternidade, da igualdade e do amor.

Mas isso incomodou os poderosos, os ricos e os doutores da época, e Jesus foi morto, como um prisioneiro político.

Quantos são os "cristos" que hoje também se dedicam a pregar a justiça, a fraternidade, o amor e a paz em nosso meio, e que assim como O Cristo, também são perseguidos e despresados.

Foram e são muitos os que se dedicam pelo mundo todo na construção desse reino de igualdade, onde todos sejam libertados da escravidão do poder, do dinheiro, da ganancia e do egoismo.Um reino verdadeiramente de irmãos...

Muitos são os "crucificados" hoje em dia."Crucificados" pela fome, pela miséria, pela discriminação, pelo desemprego, pela violência.Todos estes, continuam sendo "crucificados" por interesses políticos...

Estimulados pelo espirito de reflexão e meditação destes dias, reflitamos sobre qual tem sido o papel desempenhado por nós no dia a dia.Somos outros cristos, que anuncia a justiça, a paz, o amor?Ou somos fariseus, que por interesses políticos e financeiros, por ganancia e egoismo curcificamos o nosso próximo?

Ps: Gostaria de pedir desculpas pela falta de atualização nos últimos dias, mas foi devido a um pequeno problema de saúde e também a um problema no meu computador!Acredito, que tudo voltará ao normal esses dias...

sábado, 4 de abril de 2009

Mudanças no Blog

Olá à todos os que visitam este blog.

Realizei algumas mudanças no blog, a fim de poder oferecer mais conteúdo aos visitantes.

No menu horizontal na parte superior do blog, cada botão corresponde a uma seção diferente da página principal.

Usarei a pagina principal para postar apenas textos e reflexões de minha autoria, e as páginas que podem ser acessadas através do uso do menu horizontal trarão os seguintes temas:

A Teologia da Libertação: Nessa página irei postar textos que expliquem claramente o que é a Teologia da Libertação, quais os objetivos, quais os ideais, quais os fundadores e mais coisas sobre esse movimento que não foi e nem é exclusivo do catolicismo, mas muitas igrejas aderiram.

Expoentes da T.L.: Nessa página postarei os principais expoentes da Teologia da Libertação, seus trabalhos, obras, ideais, etc.

Artigos de Frei Betto: Nessa página postarei apenas artigos de autoria de Frei Betto.Artigos sempre muito bons, de cunho político, religioso e social.

Música: Nessa página, postarei dicas de música de qualidade, relacionadas ou não à Teologia da Libertação.E claro, esses espaço será reservado para a música e para a cultura brasileira.

Diversos: Nessa página postarei notícias, links interessantes, vídeos, textos relacionados à assuntos diversos, mas que sejam sempre relevantes.Se você desejar contribuir com essa página enviando o seu texto, você poderá.

Espero que as mudanças tenham sido para melhor, algumas coisas ainda serão modificadas, mas espero o comentário, sugestões e críticas de todos.

Caso haja algum problema me avisem!

Paz e axé!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Estupros e violência sexual na família

Atualmente muitas são as notícias de estupro e violência sexual dentro das famílias.Pais que violentam filhas, irmãos que violentam irmãs, padrastos que violentam enteadas...
Alguns se tornaram conhecidos pelo mundo como o caso na Autria, na Italia, na Colômbia, no Brasil, fora muitos outros que continuam acontecendo pelo mundo todo.
Muitas são as manifestações de repúdio contra esses atos e contra os violentadores.
Mas qual seria a causa, o estopim de tudo isso?
Hoje, o sexo virou produto, virou um negócio lucrativo.Cenas de sexo dão mais audiência para as novelas e para os filmes, infidelidade, traição, promiscuidade, etc... dão mais audiência para novelas, filmes, programas de auditório, Big Brothers, revistas...
O mundo está sendo erotizado.O que não é erótico não tem graça, assim parece ser para a grande maioria.
O grande problema não está no sexo, mas sim na forma de como o sexo é visto pelo ser humano.É algo importante que deve ser encarado com seriedade, resposabilidade, maturidade?Ou é algo banal, que deve ser encarado como diversão e com imaturidade?Encaramos de forma humana?Ou deixamos o nosso instinto animal falar mais alto?
Dependendo de qual for a resposta para essas perguntas... poderiamos levantar as questões: "Qual o mal em se desejar a própria filha?";"Qual o mal em se relacionar com a própria irmã?"