quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Uma Silva sucessora de um Silva?

Segue aos amigos, leitores, seguidores e visitantes do Bloga da Libertação, um texto de autoria de Leonardo Boff. Leiam e reflitam...

Uma Silva sucessora de um Silva?


Não estou ligado a nenhum partido, pois para mim partido é parte. Eu como intelectual me interesso pelo todo embora, concretamente, saiba que o todo passa pela parte. Tal posição me confere a iberdade de emitir opiniões pessoais e descompromissadas com os partidos.

De forma antecipada se lançou a disputa: Quem será o sucessor do carismático presidente Luiz Inácio Lula da Silva?

De antemão afirmo que a eleição de Lula é uma conquista do povo brasileiro, principalmente daqueles que foram sempre colocados à margem do poder. Ele introduziu uma ruptura histórica como novo sujeito político e isso parece ser sem retorno. Não conseguiu escapar da lógica macro-econômica que privilegia o capital e mantém as bases que permitem a acumulação das classes opulentas. Mas introduziu uma transição de um estado privatista e neoliberal para um governo republicano e social que confere centralidade à coisa pública (res publica), o que tem beneficiado vários milhões de pessoas. Tarefa primeira de um governante é cuidar da vida de seu povo e isso Lula o fez sem nunca trair suas origens de sobrevivente da grande tribulação brasileira.

Depois de oito anos de governo se lança a questão que seguramente interessa à cidadania e não só ao PT: quem será seu sucessor? Para responder a esta questão precisamos ganhar altura e dar-nos conta das mudanças ocorridas no Brasil e no mundo. Em oito anos muta coisa mudou. O PT foi submetido a duras provas e importa reconhecer que nem sempre esteve à altura do momento e às bases que o sustentam. Estamos ainda esperando uma vigorosa autocrítica interna a propósito de presumido “mensalação”. Nós cidadãos não perdoamos esta falta de transparência e de coragem cívica e ética.

Em grande parte, o PT viou um partido eleitoreiro, interessado em ganhar eleições em todos os níveis. Para isso se obrigou a fazer coligações muito questionáveis, em alguns casos, com a parte mais podre dos partidos, em nome da governabilidade que, não raro, se colocou acima da ética e dos propósitos fundadores do PT.

Há uma ilusão que o PT deve romper: imaginar-se a realização do sonho e da utopia do povo brasileiro. Seria rebaixar o povo, pois este não se contenta com pequenos sonhos e utopias de horizonte tacanho. Eu que circulo, em função de meu trabalho, pelas bases da sociedade vejo que se esvaziou a discussão sobre “que Brasil queremos”, discussão que animou por decênios o imaginário popular. Houve uma inegável despolitização em razão de o PT ter ocupado o poder. Fez o que pôde quando podia ter feito mais, especialmente com referência à reforma agrária e a inclusão estratégica (e não meramente pontual) da ecologia.

Quer dizer, o sucessor não pode se contentar de fazer mais do mesmo. Importa introduzir mudanças. E a grande mudança na realidade e na consciência da humanidade é o fato de que a Terra já mudou. A roda do aquecimento global não pode mais ser parada, apenas retardada em sua velocidade. A partir de 23 de setembro de 2008 sabemos que a Terra como conjunto de ecosissitemas com seus recursos e serviços já se tornou insustentável porque o consumo humano, especialmente dos ricos que esbanjam, já psssou em 40% de sua capacidade de reposição.

Esta conjuntura que, se não for tomada a sério, pode levar nos próximos decênios a uma tragédia ecológicohumanitária de proporções inimagináveis e, até pelo final do século, ao desaparecimento da espécie humana. Cabe reconhecer que o PT não incorporou a dimensão ecológica no cerne de seu projeto político. E o Brasil será decisivo para o equilíbrio do planeta e para o futuro da vida.

Qual é a pessoa com carisma, com base popular, ligada aos fundamentos do PT e que se fez ícone da causa ecológica? É uma mulher, seringueira, da Igreja da libertação, amazônica. Ela também é uma Silva como Lula. Seu nome é Marina Osmarina Silva.

Leonardo Boff (http://www.leonardoboff.com/)

Que vontade de chorar!

Olá a todos...

Perdão pela demora em atualizar, mas o tempo é curto demais para todos os afazeres do dia a dia. Ou o dia precisava ter mais horas, ou nós precisavamos parar um pouco pra pensar e ver que tantos compromissos e afazeres talvez não nos levem a lugar nenhum, e assim, a vida passa e nós não aproveitamos nada.

Alguns dias atrás, estive em uma cidade vizinha à minha, chamada Piracicaba. E nos semaforos percebi a existência de algumas placas com um letreiro bem visivel, que dizia o seguinte: "Diga não ao trabalho infantil. Não dê esmolas no semafôro".

E vendo essas placas me recordei de um belissímo texto do grande filósofo contemporâneo Rubem Alves.

O texto está na página Diversos. Espero que leiam e reflitam... Comentem a vontade!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

1° Festival Nacional de Música e Poesia da PJ - "A Cor Da Juventude"


As cortinas estão se abrindo... É chegado o momento!!

O 1° Festival Nacional de Música e Poesia - "A Cor Da Juventude" - promovido pela Pastoral da Juventude está no ar.

Prepare seu coração, seus instrumentos e inspiração e venha fazer parte deste balaio de sonhos.

Visite o site oficial do Festival e saiba como participar - www.acordajuventude.com.br

Pode participar qualquer pessoa, seja de grupo de jovens, banda individual, de qualquer idade e crença, que abracem a causa do direito à vida da juventude.

Esse grande sarau pretende reunir poesia e música das juventudes de todo nosso país, abordando à vida dos/das jovens, suas conquistas, suas dificuldades, suas bandeiras de luta, tendo como tema: “Chega de violência e extermínio de Jovens”.

Que possamos chegar a todos os cantos do Brasil, envolvendo o maior número de pessoas, pois é com a Bandeira da 'Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens' que queremos dizer SIM à vida.

Então, reúna as pessoas, crie, grave o seu vídeo com a execução de sua música ou recitando sua poesia e nos envie.

Sonhamos, queremos e estamos construindo a Civilização do Amor com mãos jovens.


Informações do 1º Festival Nacional da PJ: "A Cor Da Juventude"

Período de Inscrições: 20/06/2010 até 05/09/2010
Custo: Apenas 10,00 por música e 3,00 por poesia

Formato do Festival:
O Festival acontece por meio de vídeos das bandas e poetas postados no YouTube e cadastrados no site do Festival. Um corpo de jurados especializados avaliará os trabalhos e os melhores chegarão ao voto popular.

Trata-se de um Festival de músicas inéditas com o tema: Chega de Violência e Extermínio de Jovens

As melhores músicas serão exibidas no Programa Arena do Som da Tv Século 21. (em processo de assinatura de contrato).
Cogita-se também a possibilidade da gravação de um cd com as melhores, tudo depende da arrecadação.

O vencedor será conhecido até dia 15/11 após as 3 fases do Festival estiverem concluídas.
.
Todas as informações estão disponíveis em: www.ACorDaJuventude.com.br
.
Informações podem ser obtidas por: faleconosco@ACorDaJuventude.com.br
.
.
Abraços e Força na Luta!!!
PAZ E BEM