Durante a semana que passou, recebemos a notícia através dos meios de comunicação, de que o Governo do Estado de São Paulo distribuiu novamente livros inadequados nas escolas públicas do estado.
É a segunda vez no ano que por algum motivo, livros com frases e expressões inadequadas para a faixa etária e inadequadas para a edificação social e intelectual dos alunos chegaram até as escolas.
Na primeira vez, o livro continha frases e diálogos entre os personagens de conotação sexual e linguagem vulgar.E era destinado aos alunos da terceira séria do ensino fundamental.
Desta vez, os livros apresentavam frases que incentivam a violência sexual, o uso de drogas e o ódio.Um das frases contidas no livro era “Odeie. Assim, por esporte”.Esses livros eram destinados a alunos de nove anos.
Além desses dois ocorridos, 500 mil livros de geografia foram distribuídos para alunos da sexta série do ensino fundamental da rede estadual no mês de março, onde apresentavam o Paraguai duas vezes no mapa da América do Sul e excluía o Equador.
Todos esses fatos nos levam a refletir.Qual o fator responsável por tais falhas?Talvez seja despreparo das pessoas responsáveis pela escolha dos livros, seguido do despreparo do superior dessas pessoas.
Ou talvez, seja descaso com a educação pública.Que pode ser traduzido em descaso com o povo, e descaso com as pessoas que necessitam das escolas estaduais.Será que só quem pode pagar é que tem direito a uma educação de qualidade?
Monteiro Lobato disse certa vez que: "Um país se faz com homens e livros".Mas certamente não era a esses livros distribuídos aos alunos da rede estadual de ensino que Monteiro Lobato se referia.
Seria cômico se não fosse tão trágico!
Que tudo isso sirva para que desde já possamos refletir e pensar bem em quem iremos votar nas próximas eleições. Quando elegeremos o governador do estado e o presidente da república, para que assim, escolhamos representantes comprometidos com as causas do povo, comprometidos com a luta contra as desigualdades sociais, comprometidos com a educação pública de qualidade, comprometidos com a verdade, comprometidos com a seriedade e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa.
Quem quiser, pode acompanhar minha coluna semanal online, no jornal JCRNET.O nome da coluna é Utopia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário