terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ecumenismo


No papado do Santo Padre João Paulo II, muito se ouviu dizer sobre os avanços do ecumenismo entre a Igreja Católica Apostólica Romana e as demais religiões cristãs.

E também dos avanços do diálogo religioso, com as demais ceitas e religiões não cristãs, o que poderia e deveria ser chamado de um ecumenismo religioso, já que a palavra Ecumenismo provém da palavra grega "Oikos", que significa "casa" designando toda a Terra habitada.


Portanto, não faz sentido as grandes discussões e, infelizmente, alguns desentendimentos entre as denominações religiosas que existem espalhadas pelo mundo todo.


Somos moradores do mesmo "oikos", precisamos aprender a coexistir, existir juntos, cada um respeitando o seu limite, o seu espaço.Mas trabalhando juntos para a divulgação da Paz, da opção pelo povo sofrido, pelo pobre, pelo marginalizado, enfim pelos últimos da sociedade.


Deixemos o orgulho de lado, esqueçamos um pouco de discutir doutrinas, discutir quem é o certo e quem é o errado, e trabalhemos verdadeiramente para construir um reino de paz e de irmãos.
Segue uma pequena história, mas que serve de exemplo e reflexão, leia com atenção!

Certa vez perguntaram ao Dalai Lama: "O que é espiritualidade?"
E o Dalai Lama respondeu: "Espiritualidade é aquilo que provoca uma mudança interior no ser humano!"
E a pessoa perguntou então novamente: " Mas se eu praticar a religião, e observar as tradições, tudo isso não é espiritualidade?"
E o Dalai Lama novamente respondeu: "Pode ser espiritualidade, mas se isso não produz em você nenhuma transformação, não é espiritualidade."
Será, que estamos deixando a religião que seguimos produzir alguma transformação em nós?Ou desde que começamos a seguir essa religião, não nos deixamos ser transformados?
Axé a todos!

Nenhum comentário: