quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Jejum

Inicia-se hoje, Quarta Feira de Cinzas a Quaresma.

Na Quaresma, é comum vermos muitas pessoas fazendo jejum.O mais comum é vermos as pessoas não comerem carne, ou durante toda a queresma, ou durante as sextas feiras durante a quaresma.

Precisamos compreender, que fazer Jejum não é deixar de comer algo hoje, para comer amanhã.Não é deixar de comer carne por 40 dias, para no Domingo de Páscoa fazer um churrasco com toda a carne que guardamos durante esses 40 dias.

O importante no Jejum, é deixar de comer algo que não irá me fazer falta, e não guardar para comer amanhã, mas sim dar para alguém que não tem o que comer, hoje mesmo!

O jejum não precisa ser especificamente um jejum alimentar, mas pode ser um jejum de diversas outras coisas.

Pode ser um jejum de televisão: Se eu perco grande parte do meu tempo sentando em frente a televisão, absorvendo informações inuteis e assistindo coisas que nada irão acrescentar em minha vida, posso me comprometer em assistir menos televisão nessa Quaresma e utilizar esse tempo livre para fazer algo útil, para mim ou para outras pessoas.

Pode ser um jejum da língua: Se eu não consigo ficar sem falar mal, ou de reparar nas pessoas e fazer comnetários nem um dia sequer, posso me comprometer nessa Quaresma em falar menos da vida dos outros, reparar menos nas outras pessoas, e cuidar de corrigir as falhas e defeitos da minha vida.

Enfim, podem ser feitos diversos tipos de jejum...Desde que sejam instrumentos de conversão em nossas vidas.

Que se tornem práticas frequentes em nossas vidas, não apenas na Quaresma, mas no decorrer do ano todo.

E que possamos então, a partir da conversão de nossas vidas, sermos sinais de conversão para a vida do próximo.

Nenhum comentário: