quinta-feira, 26 de março de 2009

Benefícios da água para o nosso organismo!

O consumo da quantidade adequada de água pode trazer vários benefícios ao nosso organismo!


Já postei sobre o dificil acesso à água potável que algumas pessoas enfrentam no mundo, ja postei sobre a comercialização e privatização da água, ja postei sobre as doenças e mortes causadas pelo consumo de água contaminada e pela falta de saneamento básico.

Hoje estou postando os benefícios que a água pode nos trazer.


1 - Elimina os anti-ácidos e cura a acidêz estomacal.
A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal importante de sede, que o corpo humano emite.
A ingestão de anti-ácidos ou comprimidos contra a acidez estomacal não corrige a desidratacão e o corpo continua sofrendo por falta de água no organismo.
Tragédia: Ao não reconhecer que a acidez estomacal é um sinal de desidratação e ao tratá-la por meio de anti-ácidos, com o tempo, poderão ocorrer inflamações estomacais no duodeno, hérnias hiatais, úlceras e eventualmente câncer no trato gastrointestinal ou no pâncreas e fígado.

2 - A água pode prevenir e curar a artritis.
A ocorrência de artritis e dores nas articulares pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afetar tanto aos jovens como aos adultos. O uso de analgésicos não resolve o problema e a enfermidade prosseguirá.
Tomar agua pode aliviar a dor ou resolver este problema.

3 - Dores lombares.
A dor nas costas e a artritis paraslisante da espinha dorsal podem ser sinais de falta de água nos discos da espinha dorsal – os amortecedores que suportam o peso do corpo. Estas moléstias devem ser tratadas com o aumento de água a ser ingerida diariamente.
Tragédia: Ao não reconhcer que a dor nas costas é um sintoma de desidratação das articulações e ao tratá-la com analgésicos, massagens, acupuntura e eventualmente cirurgia, com o passar do tempo, isto provocará osteoporose e quando as células das cartilagens das articulações vierem a eventualmente morrer e causarem uma deformação na espinha dorsal, poderá até haver incapacidade física dos membros inferiores.

4 - Angina.
Dor no peito - angina de peito – pode ser um sinal de falta de água no organismo entre o eixo do coração e dos pulmões. Este sintoma deve ser tratado bebendo-se maior quantidade de água, até que o paciente já não tenha dor e sem tomar medicamentos. É prudente se providenciar supervisão médica, no entanto, ao aumentar-se a quantidade de água ingerida, pode-se curar a angina de peito.

5 - Enxaqueca.
A enxaqueca pode ser um sintoma de falta de água requerida no cérebro e olhos e pode ser evitada ao se impedir a desidaratação do corpo. Este tipo particular de desidratação eventualmente ocasiona uma inflamação na parte posterior dos olhos e possivelmente uma diminuição ou perda de visão.

6 - Asma.
A asma afeta milhões de crianças e mata milhares delas a cada ano. É uma complicação da desidratação do corpo, causada por falha no programa de admistração da hidratação no organismo.
Obstrui-se a passagem livre de ar e impede-se a eliminação de água do corpo em forma de vapor – o bafo.
O aumento do consumo de água evita os ataques de asma.
Tragédia: Ao não se reconhecer a asma como um indicador de falta de água quando as crianças estão na fase de desenvolvimento, não somente muitos deles morrem, como também se provocará danos irreversíveis nas crianças asmáticas sobreviventes.

7 - Pressão Alta.
A hipertensão é um estado de adaptação do corpo a uma desidratação geral quando as células dos vasos sanguíneos não obtém a quantidade de água suficiente. Como parte do mecanismo de osmose inversa, quando a água do soro é filtrada e injetada nas células importantes através de poros diminutos existentes em suas mebranas, é requerida uma pressão extra para o “processo de injeção”, tal como acontece quando se injeta o “soro” nos hospitais para re-hidratar milhões de células. Beber água, compensará a pressão e fará a mesma voltar à normalidade.

8 - Diabetes Tipo II ou de Adultos.
A diabetes dos adultos é outra causa provável devida à desidratação do corpo. Ao se manter uma quantidade adequada de água na circulação, incluindo-se as necessidades prioritárias do cérebro, a secreção de insulina se inibe para impedir a entrada de água nas células do corpo. Nos diabéticos somente algumas células obtém suficiente água para sobreviver. Beber água reverte a diabetes adulta para as etapas iniciais.

9 - Colesterol no sangue.
Os altos níveis de colesterol são indicadores de uma desidratação corporal prematura. O colesterol é um material argiloso que se adere entre os espaços de algumas membranas celulares, para impedir que estas percam sua humidade vital pela pressão osmótica mais forte do sangue que circula nas áreas vizinhas.
O colestrol, além de ser utilizado na fabricação das membranas das células nervosas e de hormônios, também atua como un “escudo” contra a demanda de água de outras células vitais que normalmente trocam água através de suas membranas celulares.

Outros benefícios que a água pode trazer ao nosso organismo:

Além de todos os benefícios citados acima, a água pode ainda auxiliar no tratamento contra
a depressão, a perda de libido, a fadiga crônica, o lupus, a esclerose múltipla, a distrofia muscular.


Conclusão e reflexão:


Podemos ver que os benefícios do consumo correto da água podem ser vários.


Nós que temos acesso fácil à água potável e de boa qualidade estamos consumindo a quantidade adequada de água que o nosso corpo necessita todos os dias?Ou será que temos trocado a água por refrigerantes, sucos e chás?

Será que estamos dando valor a este previlégio de ter água apropriada para consumo ao nosso alcance todos os dias?

Nós que sabemos os benefícios do consumo da água, às vezes deixamos de beber a quantidade apropriada de água que o nosso corpo necessita para nos dar todos esse benefícios para consumirmos outras bebidas, e enquanto isso milhares de pessoas por todo o mundo precisam caminhar quilômetros, para conseguirem água e muitas vezes essa água é imprópria para consumo.

A água é algo indispensável para todos nós, é essencial para a nossa saúde, para o perfeito funcionamento do nosso orgânismo, para a nossa sobrevivência.Portanto precisamos adotar novas medidas urgentes para revertermos a situação de conservação das fontes ainda restantes de água potável.


Precisamos proteger estas fontes que ainda restam da poluição e do disperdício.


Amanhã, encerrando as postagens sobre a Semana da Água, irei postar algumas dicas práticas para a econômia da água!

Nenhum comentário: