terça-feira, 24 de março de 2009

Números e Estátisticas sobre a água!


Mais de um sexto da população mundial não tem acesso à água potável.Isso equivale a 18% ou 1,1 bilhão de pessoas.


No Brasil, mais de 52% da população do Pará não tem acesso à água tratada.Só para percebermos que o problema se encontra também em nossas terras.Sem contar cidades em que a água é vendida e que as fontes são propriedades de grandes multinacionais.


Na África, 340 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao recurso natural.


A situação piora quando se fala em saneamento básico, que não faz parte da realidade de 39% da humanidade, ou 2,4 bilhões de pessoas.


Doenças relacionadas à água estão entre as causas mais comuns de morte no mundo e afetam especialmente países em desenvolvimento.Mais de 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente devido ao consumo de água contaminada e à falta de saneamento. As crianças com até cinco anos são as mais afetadas.


Se o cenário atual for mantido, cerca de cinco bilhões de pessoas - ou 67% da população mundial - vão continuar sem esgotamento sanitário em 2030.


Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de pessoas não terão acesso à água de qualidade --seja em casa, seja em comunidade. A diferença entre esses extremos depende das medidas adotadas pelos governos.


Não devemos que as medidas para a conservação da água e da mudança dessas estatíscas fiquem apenas nas mãos dos governantes.


Precisamos nós também estarmos decididos e realmente com vontade de reverter essa situação e iniciarmos essas mudanças dentro de nossas próprias casas, no nosso dia-a-dia!


Mudança de hábitos e força de vontade são as palavras chave!Para que irmãos no mundo todo não sofram por causa de nossas comodidades!


Precisamos mudar os nossos hábitos, e convencer os que estão proxímos à nós mudarem também, precisamos aprender a retirar somente o necessário da Mãe Terra... pois estamos muito mal acostumados a exigir dela mais, muito mais, do que ela pode nos dar!


E essa ganância, vem sendo novamente o motivo do sofrimento de milhares de pessoas...


3 comentários:

Danni disse...

Oi, Obrigada por adicionar meu blog aos que você recomenda!

Sobreo post: Água é realmente uma quetão polêmica, aqui no meu estado a situação é crítica, temos 286 municipio onde 154 estão em seca, e nós que temos água muitas vezes não valorizamos esse "néctar dos deuses"!
´preciso tomar medidas! (nosso, das empresas e do governo).

Danni disse...

Ah, coloquei na lista de blogs que eu recomendo.

L&L-Arte de pensar e expressar disse...

indiquei seu blog para ganhar 2 selos