sábado, 28 de março de 2009

Caminho das Índias

Hoje, quando se hove falar em "Caminho das Índias", logo vem ao pensamento a novela que mostra os costumes religiosos e a cultura do povo da Índia.

Dentro de alguns meses a moda Indiana invadiou o Brasil.Saris vendidos em lojas, faixas, joias, colares, brincos, correntes pulseiras, músicas, livros e muitas coisas mais inundaram as lojas.

Parece que a Índia caiu no gosto do brasileiro.

A novela é apresentada e promete mostrar os costumes e a cultura da Índia, mas parece que o objetivo real não é esse, mas sim contribuir para o mercado de um modo geral lucrar, parece que o verdadeiro objetivo da novela é criar moda.

De cultura e costumes o que é mostrado é bem pouco pois a cultura vai além, muito além do que se é visto na novela.

É triste saber que o povo, na sua grande maioria ainda pode ser manipulado e se sente atraído por uma novela que ao mesmo tempo trouxe junto de si um grandioso projeto de marketing.

A realidade, é que é triste, ver o povo brasileiro ser manipulado dessa forma e esquecer que o país em que vivem é rico em cultura e costumes tanto quanto a Índia e outros países.

Apresentada de uma forma artística e televisiva faz brilhar aos nossos olhos toda a beleza das roupas e das obras arquitetônicas, mas a verdade é que tanto lá como aqui ainda existe o preconceito e a discriminação contra o mais simples e o mais pobre.

Lá infelizmente essa discriminação e preconceito são parte da cultura, já aqui no Brasil tudo isso ainda é fruto da ignorância do ser humano.Na verdade tanto lá quanto aqui essa discriminação é fruto da ignorância, lá essa ignorância só foi introduzida na cultura.

Só espero que essa influência não chegue no Brasil, e vejamos pessoas por aí pedindo para os catadores de papelão e os varredores de rua tirarem suas sombras do caminho.

Precisamos nos libertar das garras das "grande mídias", que lamentávelmente ainda conseguem nos prender.

Quanto conhecemos verdadeiramente a cultura do nosso país?Quanto conhecemos dos costumes religiosos do nosso país, independentemente da denominação religiosa à que esses costumes pertençam?

Será que o artigos de vestuário que fazem parte da cultura do nosso país nos atrai?As joias e adereços culturais do nosso país são interessantes?

E a música cultural do nosso país?Conhecemos essa música?

O Brasil é riquíssimo em cultura, é um país formado por uma grande missigenação de raças.Mas parece que a cultura apresentada na novela é mais interessante de se ver e conhecer do que a do nosso povo.

Isso é muito triste...e fica aqui o meu lamento por esse desinteresse pela cultura brasileira pela grande maioria do povo.

Recomendação:

Para as pessoas que gostam de conhecer a verdadeira cultura, os verdadeiros ritos religiosos e os verdadeiros costumes dos mais diversos países do mundo todo, eu recomendo o filme BARAKA.
Segue um trecho da Sinopse:
"Ambientado ao som de ritmos vívidos de vários rituais religiosos e ao próprio som da natureza, Baraka é a reprodução visual da ligação humana com a Terra. Ao visitar lugares tão diversificados como China, Brasil, Kwait e a maior parte das paisagens dos EUA e da Europa, dentre outros países, Baraka captura não só a harmonia, mas também a calamidade existente na humanidade e na natureza. Entretanto, meras palavras não fazem jus ao filme - Baraka deve ser visto, sentido e vivido para ser compreendido."

O filme BARAKA poide ser encontrado no blog FILMES RELIGIOSOS, o selo do blog se encontra na coluna esquerda em parceiros, é só clicar e acessar.

LEMBRETE:

Hoje, das 20:30 às 21:30 estará acontecendo a hora do planeta, desligue as luzes de sua casa em forma de manifesto contra o aquecimento global!

3 comentários:

João Paulo Medeiros disse...

É verdade.

O filme tb esconde a miséria do povo, como sempre. A India é um dos paises mais sofridos da Ásia.

Engraçado como as pessoas condenam as castas e esquecem de conedenar as nossas que chamamos de classes sociais.

L&L-Arte de pensar e expressar disse...

pode colocar os selos no seu blog e depois é so indicar para 6 pessoas ok,
gosto muito de seu blog tambem.

Bela disse...

André, discordo da sua opinião...
Apesar de não assistir por falta de tempo, não acho que a intenção seja 'apenas' lançar moda. Tem a parte do entretenimento e um pouco de cultura. Querendo ou não, algumas pessoas buscaram conhecer um pouco mais da India depois da novela. Claro que o modismo acompanha, como já aconteceu na ocasião de outras novelas, como O Clone.
Quanto ao preconceito, nós já temos isso aqui, sem precisar de influencia cultural de outros países.
E a nossa cultura? Ela é muito bem divulgada. Temos um país culturalmente rico e não acho que as pessoas ignorem esse fato. Podemos conhecer outras culturas e absorver o que elas têm de bom, sem precisar deixar de lado nossas tradições.
Concordo, entretanto, que um grande...enorme...número de pessoas se deixam manipular, mas nem precisar de novela pra tanto Basta chegar a época de eleição. ;)
Bjo