segunda-feira, 16 de março de 2009

Os mais ricos do mundo...

Recentemente foi divulgada a lista das pessoas mais ricas do mundo.Dentre elas, temos 20 brasileiros bilionários.Exatamente, bilionários!

Os 10 mais ricos do mundo, somam juntos a singela quantia de US$ 324.400.000.000,00 (traduzindo em palavras são, trezentos e vinte e quatro bilhões e quatrocentos milhões de dólares).

Os 20 mais ricos do Brasil, somam juntos a quantia de US$46.200.000.000,00 (traduzindo em palavras novamente, quarenta e seis bilhões e duzentos milhões de dólares).

Aí, pode-se dizer: "Oras, eles merecem, pois trabalharam duro a vida toda para chegar aonde estão".

Será que trabalharam mesmo?

Ou será que montaram um grande império, onde eles apenas observaram outros trabalhar, enquanto eles apenas obteveram os lucros?

E nossos trabalhadores, agricultores, operários, lavradores, professores, lixeiros, pedreiros, carpinteiros, metalurgicos e outros...Eles não trabalham duro, realmente duro, também?

E nem que vivessem 200 anos, e trabalhassem todos esses anos, chegariam a ter a menor fortuna dessa lista.

É justo uma pequena quantia ter a cada ano que passa, um ranking com colocações, onde o que define a colocação é a quantidade de dinheiro que consta em sua poupança?

Enquanto a maioria esmagadora, a cada ano que passa, tem um ranking, que normalmente apresenta em que área do mercado de trabalho houve maior índice de demições, onde houveram mais mortes por desnutrição, em que região do país aumentou o número de desempregados, onde vivem as famílias que sobrevivem com menos de um salário mínimo, dentre outros resultados...

Ja ouvi muitos questionarem o por que de tantas pessoas passarem fome, e sofrerem com a miséria.Muitas dessas pessoas, perguntam algumas vezes, por que Deus permite isso.

Mas essas pessoas não conseguem ver, que não é Deus que permite que crianças morram de fome, e pessoas sejam castigadas pela miséria.Nada disso é vontade de Deus.


Mas, tudo isso é resultado da ganância, do egoísmo, do individualismo e do egocentrismo do ser humano, que quant
o mais têm, mais quer ter, sem se importar se o irmão ao lado está precisando de algo que está sobrando em nossa casa.

Deus não quer que ninguém passe fome, mas nós estamos submetendo algumas pessoas à isso a cada vez que copramos mais do que precisamos, a cada vez que colocamos no prato mais do que podemos comer, e a cada vez que tiramos da terra mais do que ela pode produzir.

É mais fácil, dar um prato de comida e um copo de água para quem bate em nossa porta, ou chamá-lo de vagabundo, bebado e manda-lo embora?

Por que poucos cada vez têm mais, e muitos cada vez têm menos?

Ah que bom seria, se cada um desses bilionários espalhados por todo o mundo, doassem um bilhão por anor para instituições de caridades e organizações que combatam a fome, a mortalidade infantil, o problema de moradia, a falta de terra, o desmatamento das florestas, a poluição das águas.

Ah que bom seria, se cada um desse multi-milionários investissem um pequeno bilhão dessa fortuna, em instituições que lutam pelos direitos humanos, pelos direitos da mulher, pelos direitos da criança.

Ah, como seria bom, se um bilhãozinho apenas de cada um fosse investido em educação, cultúra e preservação da cultura dos povos indígenas.


E então, vocês poderão dizer: "Ah, como sonha esse rapaz! Isso tudo é Utopia!".

E então eu responderei desde já, com as sábias palavras de Frei Betto: "Quem não sonha com a utopia corre o sério risco de recorrer ao sonho químico das drogas, que sempre termina em pesadelo."

Portanto sonhem, mas sonhem com a utopia!

Paz...Axé!





4 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post, mas desta vez estou aki pra te trazer um presente.

É um selo, que vc pode ir recolher no meu blog. Espero que goste!

Anônimo disse...

Engraçado que eu fiz uma redação que o final dela parecia com esse seu texto =]
Massa seu texto :*

Juliana Daglio disse...

Oiee
sou do blog meu infinito compartilhado... vc me deixou um comentário pra fazer parceria... vamos sim fazer, ja vou colar seu selo no meu blog, e logo que eu tiver um eu deixo lá pra vc pegar. Mas o seu ja estará lá
beijooos

Anônimo disse...

Não fiquemos parados!
Apoiemos os nossos irmãos na Líbia:

http://www.persecution.org/suffering/newssummpopup.php?newscode=9683&PHPSESSID=daba4c2169b322020046ea17ee0a7917