quarta-feira, 4 de março de 2009

Teologia da Libertação

Recentemente Clodovis Boff, irmão do Teólogo Leonardo Boff, fez algumas declarações e acusações contra a Teologia da Libertação.

A acusação é a seguinte: a teologia da libertação substituiu Cristo pelo pobre. O pobre ocupa o lugar de Cristo do cristianismo. Essa substituição é tão forte que os teólogos da libertação substituíram a cristologia por uma pobrelogia.

Essa acusação, deixou muitos seguidores e admiradores da Teologia da Libertação espantados.

Pois dizer isso, é o mesmo que dizer que então os Teologos da Teologia da Libertação e seus seguidores não são mais cristãos.

O que seriamos então?

Não vejo essa acusação de Clodovis Boff como uma acusação correta.Não concordo que a Teologia da Libertação, tenha tornado o pobre com o centro do cristianismo, ou seja, tenha substituido o Cristo pelo pobre.

Mas vejo da seguinte maneira: A Teologia da Libertação ve o rosto de Cristo no rosto do pobre.É Cristo sofrendo no nosso irmão.Passando fome, sede, frio, sendo discriminado, sendo vítima de preconceito de rejeição.O pobre caminha ao lado do Cristo, e Cristo ao lado do Pobre.

Cristo é o ponto central, o ponto de partida, para salvar e ajudar esses irmãos.

Irei postar a partir de amanhã, alguns projetos, algumas obras realisadas pelos membros da Teologia da Libertação em prol do irmão necessitado.

E mesmo assim, muitos deles são chamados de hereges...


3 comentários:

Marcos disse...

Caro irmão já adcionei seu blog, muito bom sou adpto da teologia da libertação e seu considerado herege duas vezes por ser protes
tante e utilizar o simbolo do Che
e seguir uma teologia que nasceu na base periférica do Romanismo, e
a maioria protesttante vê nisso uma
abertura ao "anti cristo", tanto o
socialismo como o ecumenismo.
Independente das correntes somos companheiros.

Hermes Abreu disse...

Caro Sr.,
Queira aceitar minhas congratulações pela existência deste blog. Falta muito para eu a internet seja mesmo aquilo que pretende ser, um instrumento de comunicação e formação. Seu trabalho é uma grande contribuição para que isso se torne uma realidade.
Receba meu fraterno abraço e agradeço a oportunidade de poder estar entre os que seguem este espaço.
Hermes

Hermes Abreu disse...

Caro Sr.,
Queira aceitar minhas congratulações pela existência deste blog. Falta muito para que a internet seja mesmo aquilo que pretende ser, um instrumento de comunicação e formação. Seu trabalho é uma grande contribuição para que isso se torne uma realidade.
Receba meu fraterno abraço e agradeço a oportunidade de poder estar entre os que seguem este espaço.
Hermes